Embarque/Desembarque ORIENTE-SE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

As dúvidas quanto às informações de chegada e de saída do Terminal são comuns entre os cruzeiristas, especialmente se forem marinheiros de primeira viagem. Esteja atento às orientações da Companhia de Cruzeiros e aos procedimentos do Terminal para realizar um embarque ou desembarque sem transtornos.

 

Para o embarque

Habitualmente o check-in nas companhias de cruzeiros se inicia após as 11h00 da manhã, pois há um tráfego intenso de passageiros desembarcando dos navios até este horário. Além disso, nas primeiras horas após a atracação do navio, há uma grande movimentação de passageiros e de veículos de turismo nas instalações do terminal. Por esses motivos, recomenda-se que os passageiros de embarque cheguem ao terminal a partir das 11h00 da manhã visando minimizar o desconforto do tempo de espera da liberação do navio para o check-in e evitar a obstrução da entrada e saída do local.

No terminal, siga os seguintes passos:

 

  • Ao chegar, as bagagens serão recepcionadas pela equipe da CONTERMAS na área de despacho de bagagem. Antes de despachá-las, certifique-se que todos os volumes estão devidamente etiquetados.
  • Dirija-se ao balcão de atendimento da sua companhia de cruzeiro, localizado no primeiro piso, para informações sobre os procedimentos e horários de embarque.
  • A partir da liberação do check-in pela operadora, fique atento às chamadas pelo sistema audiovisual e lembre-se de ter em mãos todos os dados de sua viagem (voucher) e documentação necessária.
  • Verifique o horário de saída de seu navio, pois os procedimentos de embarque se encerram com antecedência do horário da partida do Porto. Consulte a companhia de cruzeiros para os detalhes do check-in.

 

Para o desembarque

 

Antes de desembarcar, verifique com a companhia de cruzeiros se há recomendações quanto à ordem de liberação dos passageiros para o desembarque, pois nos casos em que há grande volume de pessoas desembarcando é habitual adotarmos o escalonamento por decks do navio ou por Tags de cores das bagagens.

 

Na saída do navio, siga os seguintes passos:

 

  • Ao se dirigir à área de desembarque do Terminal e após localizar sua bagagem, verifique se a mala é mesmo de sua propriedade e se estás de posse de todos os seus pertences. Não é permitido o retorno dos passageiros ao salão de desembarque.
  • Os cruzeiristas internacionais devem estar atentos aos procedimentos de imigração e de controle aduaneiro da Polícia Federal e da Receita Federal respectivamente.
  • Para deixar o terminal, caso opte por utilizar o serviço de táxi, há um balcão da cooperativa de táxi antes da porta de saída, onde você poderá contratar o serviço ou, se preferir, dirigir-se diretamente aos veículos que estão ordenados em fila no lado esquerdo da saída do terminal.

 

Em caso de dificuldades ou dúvidas, peça auxílio aos funcionários da CONTERMAS que estão devidamente fardados e identificados na área do Terminal.