História A UNIÃO DO PASSADO COM O PRESENTE

Embora a história da CONTERMAS seja recente, com o início das suas atividades em 2017, ela se ampara na história do Porto de Salvador, dada a importância deste para a formação do Brasil.

 

Como sede da primeira Capital colonial, Salvador durante dois séculos foi o principal destino das embarcações que cruzavam o Atlântico na rota entre o Novo e o Velho Mundo, cumprindo desde então um importante papel como entreposto comercial.

 

Daí a história da infraestrutura portuária baiana exercer um destaque no desenvolvimento da cidade desde antes da fundação do Porto Organizado de Salvador em 1913 e perdurar até os dias atuais, em razão da contribuição da movimentação de mercadorias para o comércio exterior do Estado.

 

Para o turismo náutico não é diferente. Na atualidade o Porto de Salvador se destaca como um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos no litoral brasileiro. E tal importância motivou os investimentos públicos para a construção de um novo terminal de passageiros.

 

Neste ponto que o Novo se encontra com o Passado, pois assim surgiu o projeto de um terminal com aparência moderna e vanguardista, mas que fosse concebido para resgatar a história local através da revitalização da área portuária soteropolitana e da valorização da Baía de Todos-os-Santos.

 

Precursora da gestão do novo Terminal Marítimo de Salvador, a CONTERMAS lança mão dessa tradição para cumprir o objetivo de integrar o Porto à cidade de Salvador e consolidar a importância do turismo para o Estado, investindo na operação do Terminal e na qualificação do atendimento aos cruzeiristas que visitam a cidade.