Perguntas Frequentes
AS RESPOSTAS PARA AS DÚVIDAS MAIS COMUNS
Quais os documentos necessários para embarcar em um cruzeiro?
Em viagens nacionais, é necessário apresentar documento de identificação original com foto (RG ou CNH) válido em bom estado de conservação.
Em viagens internacionais, nos casos de roteiros por países do Mercosul, é preciso apresentar o passaporte válido ou documento de identidade (RG) com menos de 10 anos da data de emissão. Nos casos de cruzeiros para outros países, é essencialmente necessária a apresentação do passaporte válido, juntamente com o visto do país de destino, se exigido.
Para viagens com crianças e/ou adolescentes desacompanhados dos responsáveis legais, é exigido além dos documentos do menor de idade, as autorizações de viagem e de hospedagem devidamente assinada pelos pais ou responsáveis e com firma reconhecida. Para mais informações, acesse: DOCUMENTAÇÃO
Com que antecedência devo chegar ao Terminal Marítimo de Salvador para realizar o meu check-in?
Como os navios não liberam o embarque antes do desembarque de todos os passageiros que já estão em viagem, não é preciso chegar ao Terminal com muita antecedência, pois os procedimentos de check-in somente se iniciam com a autorização da operadora do cruzeiro, conforme programado.
Sugere-se que o passageiro chegue ao terminal a partir das 11h00. Mas, atenção às informações constantes no seu bilhete ou voucher de viagem sobre o horário de início do check-in e de saída da embarcação, pois eventualmente o embarque poderá realizar-se em curto período de tempo.
Há estacionamento para passageiros no Terminal Marítimo de Salvador?
O estacionamento do Terminal é destinado exclusivamente aos ônibus das operadoras de viagens que realizam os receptivos turísticos das embarcações. Porém, ao longo da Avenida da França existem estacionamentos privados.
É possível ter acesso ao terminal acompanhado de um visitante?
Em razão das normas do Plano de Proteção Portuária do Terminal, somente estão autorizados os acessos de passageiros portando o bilhete ou voucher da viagem de cruzeiro, devidamente identificados na portaria principal.
Quais objetos não poderei colocar na minha bagagem?
Em razão das normas de proteção portuária, não é permitido o embarque de objeto ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos Hóspedes como facas, canivetes, armas, explosivos, drogas e substâncias ilegais, além dos objetos que emitam calor ou produzem chamas como ferros de passar, fogões elétricos, velas, pranchas e secadores de cabelo.
As companhias de cruzeiros também não costumam permitir o embarque de alimentos ou bebidas por motivo de segurança alimentar.
Onde deverei despachar minha bagagem?
Ao chegar ao terminal, dirija-se á área de despacho de bagagem localizada no piso térreo do Terminal Marítimo de Salvador, logo na entrada da instalação.
Onde deverei realizar o check-in no Terminal Marítimo de Salvador?
Após o despacho da bagagem, dirija-se aos balcões de check-in da sua operadora de cruzeiros, localizados no primeiro piso do terminal. Em caso de dúvidas, consulte os atendentes da sua companhia de cruzeiros sobre os procedimentos de check-in.
No terminal, como confirmarei o portão e o horário de finalização do embarque?
As informações aos cruzeiristas estão disponíveis nos sistemas audiovisuais do Terminal, organizadas por navio de cruzeiros. Em caso de dúvidas, consulte os atendentes das companhias de cruzeiros.
O navio que estou em viagem de cruzeiro fará uma escala em Salvador, como posso ter informações sobre o que fazer na cidade?
O Terminal oferece serviço de atendimento aos cruzeiristas no balcão de informação, onde são disponibilizadas informações sobre os principais pontos turísticos que estão localizados nos arredores do terminal e que podem ser acessados a partir de uma leve caminhada.
Caso deseje contratar serviços de receptivo turístico ou de transporte, há uma agência de viagens e uma cooperativa de táxi no saguão do terminal.
Como posso confirmar os horários de chegadas e partidas de um navio de cruzeiro que irá atracar no Porto de Salvador?
Nos casos dos passageiros, as informações de data e horário estão devidamente discriminadas no bilhete ou voucher de viagem. Porém, se desejas confirmar a informação, consulte a operadora de cruzeiros ou o agente de viagens que realizou a reserva.
Se não se trata de passageiro, consulte a programação de navios publicada no site da CONTERMAS, mas esteja atento à data de atualização da tabela, pois alterações nas escalas podem ser realizadas pelas embarcações.