Navio-patrulha da Marinha pode ser visitado gratuitamente no porto de Salvador

Visitação pode ser feita neste sábado (21) e no domingo (22), das 14h às 17h.

Navio 'Amazonas' pode ser visitado no porto de Salvador — Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação
Navio ‘Amazonas’ pode ser visitado no porto de Salvador — Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

O Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” (P120), da Marinha do Brasil, pode ser visitado no porto de Salvador neste sánado (21) e no domingo (22), das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

A embarcação chegou à capital baiana na manhã de sexta-feira (20), após a conclusão de uma participação no Exercício Multinacional “Obangame Express 2018”, realizado na costa da África, sob a condução do Comando Africano dos Estados Unidos (U.S. AFRICOM), com o intuito de aumentar a segurança marítima no Golfo da Guiné e a interoperabilidade entre as Marinhas e agências envolvidas. Salvador é o primeiro porto brasileiro que o navio atraca após a missão.

Segundo a Marinha, a embarcação esteve na ação entre os dias 21 e 29 de março. A missão fez parte do “Obangame Express”, no qual o “Amazonas” atuou na área marítima de Angola, República Democrática do Congo e República do Congo, realizando exercícios de segurança na Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Também foi feito combate à pirataria, ao tráfico ilícito de drogas e de pessoas, ao roubo armado, à pesca ilegal e de consciência situacional marítima, além de treinamentos diários de abordagem a embarcações suspeitas, informou a Marinha.

O Navio
Incorporado à Marinha do Brasil em junho de 2012, o NPaOc “Amazonas” foi projetado pela empresa britânica BAE Systems Maritime – Naval Ships para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. A construção teve início em 2008 e foi finalizada em setembro de 2010.

Integrante do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, sediado na cidade do Rio de Janeiro, o ‘Amazonas” conta com uma tripulação de 81 homens, sendo 12 oficiais, 21 suboficiais e sargentos e 48 cabos e marinheiros, com acomodações para o transporte de tropa de até 39 fuzileiros navais ou de uma unidade especial, para ações em terra ou abordagens no mar.

O NPaOc “Amazonas” desloca até 2.450 toneladas. Com grande autonomia e capacidade de operar com um helicóptero e lanchas, o navio tem como missão principal proteger e fiscalizar a “Amazônia Azul”, como é chamada a vasta área coberta pelas águas sobre as quais o Brasil tem jurisdição e direitos exclusivos de exploração econômica.

SERVIÇO
Evento: Visitação pública ao Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”
Local: Porto de Salvador
Data: 21 e 22 de abril de 2018
Horários: das 14h às 17h
Endereço: Avenida da França – Comércio, Salvador
Entrada: Gratuita (não é permitida a entrada com trajes de banho)
Informações: (71) 3507-3851

G1 BA
21/04/2018 11h03